top of page

A Importância de CELEBRAR o dia do nosso nascimento.


Celebrar momentos bons é magnifico e fundamental para atrairmos coisas boas na nossa vida, para atrairmos mais momentos de celebração...

No entanto é incrível, como grande parte do Ser humano tem uma capacidade incrível de se lembrar dos dias que aconteceram coisas menos boas e marcar esses dias como dias negativos e ainda fazer questão de se lembrar desses dias e quando não se lembra sentir culpa e poucas vezes se lembra e celebra as coisas boas que acontecem... e são tantas as coisas boas que temos para celebrar.


Pelo que vejo nas redes sociais, talvez o dia que mais as pessoas celebram é o nascimento dos filhos, o que é realmente muito importante celebrar... mas e o próprio nascimento?


Há muitas pessoas que não gostam de celebrar o seu nascimento.

Será que, que quem não gosta de celebrar o seu aniversário, se sente realmente merecedor de viver, de celebrar o facto de ter vindo para este planeta lindo?


É interessante perceber, que quando alguém morre, se ainda for uma pessoa jovem, há o hábito de se dizer "Ainda era tão jovem, ainda tinha tanto por viver, etc" e ficamos tristes, porque a pessoa deixou de poder viver o que ainda tinha para viver, ficamos tristes e revoltados, pela pessoa ter morrido tão jovem... sentimos que é uma grande injustiça... Então se sentimos tanta revolta, injustiça, tristeza pelas pessoas que não podem mais viver, qual o motivo de ficar triste por fazer anos, por continuar a viver? Qual o motivo por não celebrar o facto de ainda estar a viver a vida? O facto de ainda poder fazer o que deseja, de estar com quem querer? Se tu és uma das pessoas que não gostas de celebrar o teu aniversario... antes de continuares a ler, pára um pouco, reflecte sobre estas e outras perguntas que te possam estar a surgir...

É de certa forma, muito controverso, pois se ficamos tristes quando alguém morre cedo, qual o motivo de não celebrarmos e muito quando fazemos anos... quando é o dia do nosso aniversário, quando somamos mais um ano.... há tantas pessoas que não viveram tantos anos como eu, como tu... há tantas pessoas que lutaram tanto para ficar mais tempo cá e não venceram... e tu que estás aqui, ficas triste por fazeres anos, ficas triste por envelheceres...

Será que faz sentido?

Ou será que ficas triste porque não estás verdadeiramente a aproveitar as oportunidades da tua vida? Ou por veres o tempo a passar e saberes que a contagem decrescente inicia e não tens feito nada de diferente na tua vida? Será que andas simplesmente a sobreviver em vez de viveres? Será que achas que não podes celebrar porque alguém que amavas já não o pode fazer contigo?


Se a tua resposta a uma destas perguntas for um sim, relembro que nunca é tarde para iniciar e que podes a partir de hoje fazer diferente... que podes verdadeiramente sentir que vale a pena viveres, que és um Ser merecedor de celebrar não só cada ano que completas, mas também cada mês, cada semana, cada dia....

É verdadeiramente uma bênção estarmos aqui e temos que celebrar por cada dia que estamos... e se cá estamos é por algum motivo.


Eu desde pequena que me lembro de gostar de celebrar o meu aniversário, adorava juntar todos os meus amigos e ainda hoje adoro e quem me conhece sabe bem como adoro fazer festa para celebrar este dia e foram poucos os anos que não fiz festa de aniversário... mas a partir do momento (bem jovem) que comecei a "perder" pessoas muito próximas e muito jovens acho que inconscientemente ainda me fez ter mais vontade de celebrar... e sim eu também me recordo dos dias que aconteceram coisas menos boas, mas caso o dia passe e eu não me lembre do aniversário ou da partida da pessoa, deixei de me culpar por isso... caso passe o aniversario de alguém que me era especial e já não está cá... não tenho que me culpar, eu não deixei de amar esse Ser por isso... Pois quantas vezes nos esquecemos do aniversário das pessoas que ainda estão neste planeta e como tal, nem dizemos nada a essa pessoa, não lhe damos os parabéns... Se isso acontece com as pessoas que amamos e que ainda podemos ver fisicamente e falar directamente e não nos culpamos ou não pensamos que já nos esquecemos delas, que já não as amamos, porquê pensar isso das pessoas que já partiram? Caso te aconteça uma situação idêntica a esta, reflecte sobre isto.

Será que essa culpa é por sentires que não fizeste o que achas que devias ter feito por essas pessoas enquanto cá estiveram?? Se sim, lembro-te que podes ainda fazer por quem cá está, para não sentires também por elas, quando partirem.

Ou será que queres ter um motivo para poderes continuar a ser "vitima" da vida? Ou teres um motivo, ou melhor, uma desculpa, para seres triste e não viveres a alegria de viver, mas sim alimentares a revolta, a culpa, a injustiça.


Eu acredito que se analisares com toda a tua verdade os teus verdadeiros sentimentos, emoções e perceberes que nada disso adianta, que não trás a pessoa de volta, irás te libertar de um peso enorme que tens carregado sem necessidade... e que vais também olhar para o teu dia de aniversário de outra forma, vais dar mais atenção ao teu aniversário e ao aniversário das pessoas que tu gostas, que tu amas e que ainda fazem parte da tua vida terrena... pois é a ti e a quem está presente que tens que dar a atenção total.


Como eu acredito que o dia do nosso nascimento tem que ser celebrado, que é realmente um dia muito especial, o que te proponho hoje, é que caso ainda não tenhas celebrado o teu aniversário este ano, quando chegares a esse dia faças algo que realmente gostes de fazer, está contigo um pouco, faz algo para ti, tira férias, faz algo que não o faças há muito tempo e para além disso, está ou fala com quem amas, com quem te sentes bem, com quem te faz rir, com quem te faz feliz... Celebra verdadeiramente o TEU dia, pois é realmente um dia muito especial e tem que ser Celebrado.

Caso tenhas feito o aniversário há pouco tempo, não tens que esperar pelo próximo... podes já fazer algo hoje, porque hoje também completas mais um dia... cria essa energia, para que quando voltares a fazer anos te lembres como foi bom e repitas facilmente.


Um Feliz aniversário para ti... Diverte-te e Aproveita

Caso queiras partilhar, entrar em contacto comigo, podes comentar ou enviar por mensagem privada.

Tudo de bom para ti

Dora Alcaria



P.S. O texto está escrito de acordo com o antigo acordo ortográfico.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn ícone social
Follow Us
bottom of page